31° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Trump responde a protestos com vídeo em IA nas redes: "não sou rei"

Em um fim de semana conturbado nos Estados Unidos, multidões tomaram as ruas para protestar contra o que muitos chamam de tendências autoritárias e corrupção no governo de Donald Trump. O atual presidente dos EUA, em resposta aos protestos, afirmou que "n

19/10/2025

19/10/2025

Em um fim de semana conturbado nos Estados Unidos, multidões tomaram as ruas para protestar contra o que muitos chamam de tendências autoritárias e corrupção no governo de Donald Trump. O atual presidente dos EUA, em resposta aos protestos, afirmou que "não é um rei", embora suas ações nas redes sociais possam indicar o contrário. Entre os vídeos postados, criados com inteligência artificial, Trump aparece em cenas inusitadas: em uma delas, ele é retratado como um rei pilotando um jato de combate.

Protestos contra Trump nos EUA

Por que Trump recorreu à inteligência artificial para se retratar como rei?

Os protestos do último fim de semana evidenciam um crescente descontentamento com a administração Trump. Para responder às críticas, ele utilizou vídeos gerados por IA que parecem desdenhar dos manifestantes, ao demonstrá-lo em uma posição de poder como um rei. Essa escolha peculiar levanta questões sobre a percepção que Trump deseja gerar em relação à sua liderança.

O que motivou os protestos?

Desde o começo de sua presidência, há cerca de dez meses, Trump fez uma série de mudanças polêmicas. Entre elas, a intensificação do controle migratório, cortes no financiamento de universidades e ações contra diversidades, como protestos pró-palestinos e políticas transgênero. Essas atitudes geraram um sentimento de resistência entre diversos grupos sociais, culminando nos protestos recentes.

Como estão as relações entre EUA e China?

A tensão entre os Estados Unidos e a China também esteve presente nos pronunciamentos do presidente. Recentemente, houve uma série de desentendimentos, incluindo a imposição de tarifas de 100% sobre exportações chinesas em resposta a novos controles de exportação de Beijing. Uma reunião com o líder chinês Xi Jinping está prevista para ocorrer na Coreia do Sul, prometendo novas definições nesse campo econômico.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.



Com informações da Agência Brasil

Tags