28° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Acordo no Japão deixa Takaichi perto de se tornar primeira premiê

Prepare-se para uma mudança histórica no cenário político do Japão: Sanae Takaichi, uma figura conservadora, pode se tornar a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do país. Nesta terça-feira (21), o Partido da Inovação, conhecido como Ish

20/10/2025

20/10/2025

Prepare-se para uma mudança histórica no cenário político do Japão: Sanae Takaichi, uma figura conservadora, pode se tornar a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do país. Nesta terça-feira (21), o Partido da Inovação, conhecido como Ishin e de direita, declarou apoio à sua candidatura. A combinação dos assentos parlamentares de Takaichi e do partido apoiador quase garante sua eleição na votação de amanhã.

Este acordo, que forma uma coalizão com um total de 231 assentos na câmara baixa do Parlamento, fica a apenas dois assentos de uma maioria absoluta. Apesar disso, é uma base quase suficiente para assegurar a vitória de Takaichi. Ao comentar sobre o pacto com o Ishin, Takaichi expressou entusiasmo com a parceria, destacando um esforço conjunto para fortalecer a economia japonesa.

Sanae Takaichi ao lado de líderes do Ishin

O Ishin como chave para o cenário político?

Durante a assinatura do pacto formal, importantes figuras do Ishin, como o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, e o chefe do Parlamento, Fumitake Fujita, se comprometeram com prazos e políticas específicas, conforme delineado por Fujita anteriormente. Esse alinhamento político gerou, entre investidores, a expectativa de um aumento nos gastos do governo, o que enfraqueceu o iene e impulsionou o índice de ações Nikkei em 3,4%.

Como Takaichi pretende governar efetivamente?

Em caso de um segundo turno na votação, Takaichi precisará de apenas uma maioria simples. No entanto, para uma governança eficaz, ela terá que buscar o apoio de outros grupos de oposição, especialmente para aprovações de orçamentos suplementares.

Quais as concessões feitas ao Ishin?

Em troca de seu apoio, Takaichi fez promessas consideráveis ao Ishin, que incluem um corte de 10% no número de parlamentares e a suspensão de um imposto sobre o consumo de alimentos por dois anos. Este acordo ocorreu pouco depois do rompimento da coalizão de 26 anos entre o Partido Liberal Democrata (LDP) e o Komeito, provocado pela escolha de Takaichi como líder do LDP.

O futuro político sob os cuidados de Takaichi

A decisão do Ishin de apoiar Takaichi foi crucial para garantir que as ambições de potencial primeira-ministra não fossem frustradas, mesmo após discussões que poderiam ter ameaçado sua posição. Sua postura defendendo mais gastos e cortes de impostos, para mitigar o impacto da inflação, e sua crítica ao aumento das taxas de juros pelo Banco do Japão, moldam um panorama político que muitos esperam que traga mudanças significativas.

"As políticas econômicas esperadas de Takaichi têm o potencial de fomentar a expansão fiscal e a flexibilização monetária, impulsionando o aumento dos preços das ações e a fraqueza do iene", afirmou Fumika Shimizu, estrategista da Nomura Securities.

Contudo, alguns analistas alertam que o Ishin, reconhecido por defender cortes orçamentários, pode restringir algumas das agendas de gastos ambiciosas de Takaichi.



Com informações da Agência Brasil

Tags