29° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Trump diz em rede social que espaço aéreo da Venezuela está fechado

Recentemente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o espaço aéreo venezuelano deve ser considerado completamente fechado para as companhias aéreas. Essa mensagem foi transmitida pela Truth Social, a rede social criada pelo própri

29/11/2025

29/11/2025

Recentemente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o espaço aéreo venezuelano deve ser considerado completamente fechado para as companhias aéreas. Essa mensagem foi transmitida pela Truth Social, a rede social criada pelo próprio Trump. Com um tom enfático, ele alertou que "o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela está fechado em sua totalidade", estendendo ainda o aviso a traficantes de drogas e de pessoas.

Curiosamente, a notícia pegou as autoridades norte-americanas de surpresa, já que, segundo a agência Reuters, não estavam cientes de qualquer operação militar dos EUA em curso que justificasse tal fechamento do espaço aéreo sobre a Venezuela.

O que motivou a declaração de Trump sobre a Venezuela?

Horas após a chocante declaração de Trump, o governo venezuelano rapidamente se manifestou, emitindo um comunicado que condenava a afirmação do ex-presidente dos EUA. Classificaram os comentários de "ameaça colonialista", destacando a incompatibilidade com o direito internacional e defendendo veementemente a soberania do país.

Quais são as implicações do fechamento do espaço aéreo?

A postura firme de Trump contra a Venezuela, presidida por Nicolás Maduro, já tem uma longa história de tensão. Nos últimos meses, os Estados Unidos aumentaram sua presença militar na região, estacionando navios de guerra no Mar do Caribe sob a justificativa de combate ao tráfico de drogas. Estes movimentos já resultaram em confrontos, como o derrubamento de embarcações que, segundo Trump, estavam envolvidas no tráfico.

Há possibilidade de diálogo entre Trump e Maduro?

Cerca de duas semanas antes dessa declaração, Trump havia sugerido a abertura de negociações com Maduro, sem, no entanto, fornecer detalhes concretos. Entretanto, em um tom aparentemente contraditório, na última sexta-feira (28), ele afirmou a possibilidade de ordenar ações terrestres contra os narcotraficantes, o que reacendeu as tensões na região.

Em resposta a essas ameaças, Maduro alertou a Força Aérea da Venezuela para se manter em "alerta, prontos e dispostos" a defender a soberania nacional.

* Com informações da Agência Reuters



Com informações da Agência Brasil

Tags