28° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Inaugurada segunda ponte de ligação entre Brasil e Paraguai

A nova Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai foi inaugurada com grande alarde na última sexta-feira. O evento foi marcado pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros, simbolizando o fortalecimento da coope

20/12/2025

20/12/2025

A nova Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai foi inaugurada com grande alarde na última sexta-feira. O evento foi marcado pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros, simbolizando o fortalecimento da cooperação entre os dois países. A ponte conecta a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, à vizinha Presidente Franco, no Paraguai, marcando um novo capítulo nas relações entre as duas nações.

Com investimento de R$ 1,9 bilhão provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional, a obra promete aliviar o tráfego na já superlotada Ponte da Amizade, que atua há mais de seis décadas. Inicialmente, o tráfego estará aberto apenas para caminhões sem carga, em ambas as direções.

Por que a nova ponte é tão importante?

A inauguração da ponte ocorre em um momento crucial, com a Ponte da Amizade lidando com um volume diário de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos. A nova estrutura estaiada, com 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, se destaca como a maior do continente em sua configuração. Sustentada por torres que alcançam 190 metros de altura, a ponte promete revolucionar o transporte entre os países.

Ponte da Integração Brasil-Paraguai

Quais são as expectativas para o tráfego na ponte?

Com a logística a postos, conforme ressaltado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a expectativa é que a ponte facilite significativamente o trânsito de mercadorias e pessoas, promovendo crescimento econômico dos dois lados da fronteira. "A partir de amanhã, nós vamos liberar o fluxo de caminhões por cima da ponte", afirmou. Isso representa um avanço estratégico na facilitação do comércio binacional.

Como será a liberação do tráfego?

Nesta primeira fase, apenas caminhões sem carga, conhecidos como "em lastro", poderão cruzar a ponte, obedecendo horários específicos estabelecidos pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal. Ônibus de turismo fretados também terão permissão em breve. A total abertura para veículos de carga está prevista para o final de 2026, início de 2027, assim que o Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai, estiver concluído. Este cronograma gradual visa assegurar a segurança e sucesso da operação.

Com cada passo, o projeto demonstra um esforço colaborativo para fortalecer os laços entre Brasil e Paraguai, facilitando o comércio e incentivando a troca cultural. A expectativa é que este marco não somente aproxime as economias locais, mas que também promova uma integração regional mais ampla, beneficiando diretamente a população de ambos os países.



Com informações da Agência Brasil

Tags