Por que jornalistas internacionais enfrentam dificuldades para entrar em Gaza?
Em um cenário desafiador para a imprensa, a Associação de Imprensa Estrangeira em Jerusalém criticou duramente a decisão de Israel de manter a proibição de entrada independente de jornalistas internacionais na Faixa de Gaza. Segundo a entidade, essa medida representa uma violação à liberdade de imprensa e compromete o direito essencial da população à informação. Israel, por sua vez, defende o bloqueio citando questões de segurança, mesmo com a existência de um cessar-fogo em vigor. Em resposta, a associação anunciou que recorrerá novamente à Suprema Corte israelense. Atualmente, o acesso de jornalistas estrangeiros ao território é condicionado à escolta militar e a severas restrições.
Qual o andamento das negociações de paz entre Ucrânia e Rússia?
Com a difícil missão de garantir a segurança em um cenário de tensão bélica, líderes da Ucrânia e de mais de 30 países aliados se reuniram em Paris. O objetivo central do encontro foi discutir garantias de segurança para Kiev como parte de um potencial acordo de cessar-fogo com a Rússia. Este significativo encontro contou com líderes influentes, incluindo Emmanuel Macron e Volodymyr Zelensky, além de representantes dos Estados Unidos, Otan e União Europeia. Zelensky revelou que o plano de paz está 90% concluído, mas que ainda enfrenta divergências, especialmente no que se refere às concessões territoriais no leste da Ucrânia. Enquanto esses esforços diplomáticos continuam, cidades ucranianas ainda sofrem com ataques russos, ameaçando a infraestrutura de energia durante o rigoroso inverno.
Como estão as investigações sobre o incêndio na Suíça?
No coração dos Alpes suíços, em Crans-Montana, as autoridades locais têm enfrentado uma verdadeira pressão após o trágico incêndio que ceifou a vida de 40 pessoas durante uma festa de Ano Novo. O evento, que também deixou mais de 100 feridos, expôs a falha nas inspeções de segurança do bar afetado, que, conforme revelado, não passava por verificações desde 2020. Investigações iniciais indicam que o incêndio pode ter sido causado pelo uso de sinalizadores presos a garrafas e erguidos próximos demais ao teto – uma prática que rapidamente levou ao alastramento das chamas.
Quais são as consequências das chuvas intensas em Kosovo?
Intensas chuvas desencadearam enchentes em várias regiões de Kosovo, deixando cidades em estado de alerta e colocando vidas em risco. Diversos municípios enfrentaram alagamentos, estradas bloqueadas e rios transbordando. Com equipes de emergência mobilizadas, as autoridades estão em alerta máximo ante a possibilidade de agravamento da situação, especialmente devido à previsão continuada de chuvas e do derretimento de neve nas montanhas. A população foi orientada a evitar áreas próximas a rios e a manter-se informada através dos comunicados oficiais.
*Com informações da agência Reuters
Com informações da Agência Brasil