27° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas da Venezuela

Os bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela resultaram na destruição do prédio do Centro de Matemática do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) em Miranda, próximo à capital Caracas.No ataque, revelado nesta quarta-feira

07/01/2026

07/01/2026

Os bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela resultaram na destruição do prédio do Centro de Matemática do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) em Miranda, próximo à capital Caracas.

No ataque, revelado nesta quarta-feira (7), enquanto o prédio de Matemática do IVIC foi totalmente destruído, outros centros como o de Física, Química, Ecologia e Tecnologia Nuclear sofreram danos parciais. Felizmente, não houve vítimas. O contexto político e militar na região se intensifica, chamando a atenção para as relações internacionais e a soberania nacional.

Por que o ataque aconteceu?

O bombardeio faz parte de uma ação dos Estados Unidos que resultou no sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de narcotráfico. Esta intervenção provocou uma onda de críticas, incluindo da ONU e de diversos países, que veem na ação uma violação do direito internacional e um precedente perigoso para a América Latina. Até o momento, 58 mortes foram confirmadas como resultado da invasão.

Como está o clima político após os ataques?

Com o presidente Maduro fora de ação, Donald Trump tem pressionado a presidente interina Delcy Rodríguez a ceder mais controle aos EUA. Delcy, no entanto, afirma a determinação do país em manter sua independência. Esta tensão destaca a importância das reservas de petróleo da Venezuela, as maiores do mundo, e lança uma luz sobre os interesses econômicos por trás dos conflitos.

Quais são as consequências para a ciência no país?

Os danos ao IVIC são severos. A destruição do prédio de Matemática e os danos nas outras instalações impactam severamente a ciência e tecnologia local. Em um comunicado, o instituto declarou que as áreas afetadas abrigavam equipamentos cruciais para a pesquisa científica. "O conhecimento, a ciência e a tecnologia não podem ser usados como armas de guerra", afirmou Alberto Quintero, vice-ministro e diretor do IVIC, enquadrando o ataque como um ato de terrorismo e um crime contra a humanidade.

Imagem dos danos causados no IVIC

O IVIC já anunciou planos para reconstruir suas instalações, defendendo seu papel histórico na contribuição ao avanço científico tanto no país quanto no mundo. Esses acontecimentos trazem à tona questões sobre o uso do conhecimento científico no contexto de conflitos internacionais e a importância de proteger instituições civis vitais.



Com informações da Agência Brasil

Tags