A Seleção do Senegal conquistou o título da Copa Africana de Nações ao vencer o Marrocos por 1 a 0 na final, realizada em Rabat no último domingo (18). No entanto, o jogo foi marcado por muita confusão, levando a Fifa a se manifestar oficialmente.
No final do segundo tempo, com o placar ainda em 0 a 0, a partida ficou tensa quando o árbitro, julgando com auxílio do VAR, assinalou um pênalti controverso a favor do Marrocos. Indignados com a decisão, os jogadores senegaleses deixaram o campo em protesto, aumentando ainda mais a tensão no estádio.
O que levou ao retorno dos senegaleses?
Depois de alguns minutos fora do campo, a equipe do Senegal acabou retornando para finalizar o jogo. No entanto, o momento decisivo veio pouco depois, quando Brahim Díaz, nome em destaque do Marrocos, errou a cobrança de pênalti com uma estratégia arriscada de cavadinha, defendida pelo goleiro senegalês.
Como foi o gol que definiu o campeão?
No início da prorrogação, o jogador Pape Gueye marcou o único gol da partida, garantindo o título para o Senegal e consolidando seu bicampeonato na competição continental.
Qual foi a reação da Fifa?
Gianni Infantino, presidente da Fifa, utilizou seu perfil no Instagram para felicitar o Senegal pela vitória, mas também não deixou de manifestar sua desaprovação quanto ao comportamento dos jogadores. Ele sublinhou: "Infelizmente, testemunhamos cenas inaceitáveis no campo e condenamos fortemente o comportamento de alguns ‘torcedores’, bem como de alguns jogadores senegaleses e também de sua comissão técnica. É inaceitável deixar o campo de jogo. A violência também não pode ser tolerada em nosso esporte. Isso, simplesmente, não é correto".
Serão aplicadas punições?
Em função dos incidentes, é esperado que tanto os atletas quanto os membros da comissão técnica do Senegal enfrentem consequências disciplinares por parte da Fifa. Segundo informações do jornal espanhol As, há a possibilidade de imposição de multa aos envolvidos, além de excluir jogadores de participações importantes, como a Copa do Mundo deste ano.
Com informações da Agência Brasil