29° 23° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Mundo

Lula e primeiro-ministro da Índia debatem ampliação de parcerias

Uma conversa estratégica entre líderes de peso marca o olhar de dois países rumo ao futuro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se conectaram por cerca de 45 minutos nesta quinta-feira (22). Durante o diál

22/01/2026

22/01/2026

Uma conversa estratégica entre líderes de peso marca o olhar de dois países rumo ao futuro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se conectaram por cerca de 45 minutos nesta quinta-feira (22). Durante o diálogo, foram abordadas possibilidades de ampliar a cooperação bilateral em áreas-chaves como defesa, comércio, saúde, energia e ciência e tecnologia. Além disso, eles discutiram a exploração de minerais críticos, terras raras e a produção de biocombustíveis.

Esses assuntos são um prelúdio das conversas aprofundadas que ocorrerão na visita de Lula à Índia entre 19 e 21 de fevereiro. Esta viagem, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), busca não só ampliar as relações comerciais, mas também fomentar a venda de produtos brasileiros e atrair investimentos, coincidindo com as negociações para a ampliação do acordo Mercosul-Índia.

Qual é o potencial das relações comerciais entre Brasil e Índia?

Foto de Lula e Narendra Modi

Segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, a missão liderada por Lula possui um forte potencial para alavancar o comércio exterior do Brasil. "Se me perguntarem onde que acho que está o maior potencial de crescimento do comércio exterior do Brasil, eu responderei sem medo de errar: Índia”, comentou Viana. Ainda há um enorme espaço para crescer nas exportações para a Índia, um país com mais de 1,45 bilhão de habitantes.

Quais foram os números comerciais entre Brasil e Índia em 2025?

Em 2025, o Brasil comprou cerca de US$ 8,5 bilhões em produtos indianos, enquanto as exportações brasileiras para a Índia somaram US$ 7 bilhões, com foco em petróleo (30%), açúcar e melaço (15%), gordura e óleos vegetais (14%) e minério de ferro (6%). "Queremos diversificar isso", afirmou Viana, mencionando produtos como óleo combustível, defensivos agrícolas e medicamentos.

Como a agricultura brasileira pode ajudar a Índia?

O presidente Lula deseja estreitar os laços agrícolas, com a Embrapa e pequenas agricultoras apoiando a produtividade dos milhões de produtores rurais indianos. Esse movimento expõe uma ponte para troca de conhecimentos e experiências entre os dois países.

Quem acompanha Lula na comitiva presidencial?

Quase 200 empresários brasileiros já demonstraram interesse em participar da comitiva, e este número tende a crescer. Viana explica que os empresários bancam seus custos e terão agendas com representantes das principais empresas indianas com investimentos no Brasil. Durante a viagem, a ApexBrasil abrirá seu 20º escritório internacional em Nova Délhi, marcando um grande passo para relações bilaterais.



Com informações da Agência Brasil

Tags