
Pessoas que vivem com artrite estão sendo alertadas sobre o impacto de dois alimentos comuns que podem agravar os sintomas da doença: maçãs e tomates. A artrite, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causa dor, inchaço, inflamação e dificuldade de mobilidade. Embora não tenha cura, é possível controlar seus sintomas, e a dieta desempenha um papel crucial nesse processo.
Quais são os sintomas da artrite?
A artrite se manifesta de diferentes formas, sendo as mais comuns a osteoartrite e a artrite reumatoide. De acordo com o NHS (Sistema de Saúde Britânico), os sintomas incluem:
- Dor nas articulações, sensibilidade e rigidez;
- Inflamação dentro e ao redor das articulações;
- Restrição de movimento;
- Pele avermelhada e quente sobre a articulação afetada;
- Fraqueza muscular e perda de massa óssea.
Como a alimentação influencia os sintomas da artrite?
Pesquisadores do Comitê de Médicos afirmam que a dieta pode influenciar diretamente a intensidade dos sintomas da artrite. De acordo com um estudo, alguns alimentos podem servir como “gatilhos da dor” para quem convive com a doença.
Embora fatores genéticos sejam importantes, estudos demonstram que o estilo de vida, incluindo a dieta, pode influenciar significativamente a artrite reumatoide. Mudanças na alimentação podem ajudar e até eliminar completamente a dor para algumas pessoas" - Relatório do NHS (Serviço Nacional de Saúde), na Grã-Bretanha.![]()
Entre os alimentos que podem agravar a inflamação, destacam-se carne vermelha, açúcar, gordura, sal, cafeína e plantas da família das solanáceas, como maçãs e tomates.
Por que maçãs e tomates podem piorar a artrite?
Esses alimentos contêm solanina, um glicoalcaloide tóxico presente em vegetais da família das solanáceas, como batatas, berinjelas e pimentões. A solanina já foi associada à inflamação e à piora dos sintomas da artrite em alguns estudos.
Uma pesquisa publicada no Arab Journal of Nuclear Sciences and Applications analisou os efeitos da solanina em 18 ratas albinas pós-menopáusicas e concluiu que a substância pode intensificar os sintomas da artrite reumatoide. O estudo recomenda que idosos e pessoas com artrite evitem o consumo de solanáceas para reduzir a dor articular e prevenir a deterioração dos tecidos.
No entanto, especialistas divergem sobre o impacto real desses alimentos na saúde articular. A Arthritis Society Canada, por exemplo, recomenda que cada indivíduo observe como seu corpo reage a esses alimentos e avalie a necessidade de evitá-los.
Novo medicamento para diabetes pode ajudar na artrite
Enquanto a relação entre artrite e alimentação continua sendo debatida, um novo estudo revelou que um medicamento usado para tratar diabetes tipo 2 pode beneficiar pacientes com doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus.
O remédio Canagliflozina, que auxilia no controle do açúcar no sangue, mostrou efeitos positivos sobre as células T, que estão envolvidas na resposta imunológica do corpo. A descoberta pode representar um avanço no tratamento para mais de 400 mil pessoas com artrite reumatoide no Reino Unido e 50 mil com lúpus.
O que fazer para aliviar os sintomas da artrite?
Embora não haja consenso absoluto sobre a relação entre solanáceas e artrite, especialistas recomendam que pacientes prestem atenção à sua dieta e observem possíveis gatilhos alimentares. Além disso, avanços na medicina, como o estudo sobre a Canagliflozina, podem abrir novas possibilidades para o controle da artrite e outras doenças autoimunes.
Se você sofre de artrite, consulte seu médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na sua alimentação. Acompanhe nossas notícias para mais atualizações sobre saúde e bem-estar!