27° 24° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Saúde

Veja os sintomas do estresse crônico e como prevenir a condição

Já parou para pensar que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países mais estressados do mundo, ficando atrás apenas do Japão? Dados da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR) apontam que 72% dos brasileiros sofrem de estresse.

Redação EdiCase Redação EdiCase

23/09/2025

Redação EdiCase
Redação EdiCase

23/09/2025

Já parou para pensar que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países mais estressados do mundo, ficando atrás apenas do Japão? Dados da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR) apontam que 72% dos brasileiros sofrem de estresse. Desses, 32% enfrentam níveis severos. Neste contexto, dia 23 de setembro, Dia Nacional de Combate ao Estresse, surge como um lembrete valioso: em meio à correria, reservar um tempo para si mesmo é fundamental.

O estresse pode ser encarado como uma resposta natural do nosso corpo diante das pressões do dia a dia, como questões de trabalho e preocupações familiares. Essa resposta física e emocional nos prepara para encarar desafios, mas já parou para pensar até que ponto isso é saudável?

Quando o estresse pode prejudicar sua saúde?

Para o psicólogo Gabriel Banzato, do Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP), o perigo do estresse está na intensidade com que reagimos às situações cotidianas. Ele destaca que "quando pequenas dificuldades passam a gerar sofrimento intenso ou descontrole, estamos diante de um estresse exacerbado." Cada pessoa possui limites diferentes, e é fundamental reconhecer e respeitar isso.

Quais são os sintomas do estresse crônico?

O estresse crônico é traiçoeiro, porque pode se manifestar em nosso corpo antes mesmo de nos darmos conta. Alguns sinais incluem:

  • Sofrimento intenso e irritabilidade;
  • Dificuldade para lidar com situações simples;
  • Sensação de que pequenas demandas são insuportáveis;
  • Dificuldades para dormir, cansaço excessivo, sonolência, fragilidade emocional e mais.

Estes são alertas de que pode haver uma sobrecarga a ser observada.

Veja os sintomas do estresse crônico e como prevenir a condição
O estresse crônico pode afetar o peso e a alimentação do indivíduo impactado (Imagem: New Africa | Shutterstock).

Quais as consequências do estresse crônico?

Estresse crônico é um vilão em muitos aspectos. Ele pode levar ao descuido com a própria saúde, impactando alimentação, peso corporal e até o controle de doenças como o diabetes. Nos relacionamentos e no ambiente de trabalho, ele gera intolerância, propensão a conflitos e dificuldades em lidar com cobranças.

Como prevenir o estresse crônico de forma eficiente?

O psicólogo Gabriel Banzato sugere algumas estratégias para lidar com o estresse crônico, começando pela auto-observação, reconhecendo quando as respostas emocionais e físicas se intensificam. Aqui estão cinco dicas para auxiliar nesta jornada:

  1. Praticar exercícios físicos regularmente, que ajudam a manter corpo e mente em equilíbrio e reduzem a ansiedade;
  2. Adotar técnicas de respiração e relaxamento, como a meditação;
  3. Estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional;
  4. Criar momentos de lazer e descanso para recarregar as energias;
  5. Procurar apoio profissional em psicoterapia ou avaliação médica, quando necessário.

Mesmo em ambientes desafiadores, a forma como reagimos pode fazer toda a diferença. Exercitar a tolerância e apoiar quem está sobrecarregado são atitudes valiosas. E, às vezes, sugerir o suporte de um profissional pode ser um ato de carinho e cuidado essencial.

Por Aline Telles

Tags