A gravidez é um período cheio de transformações e novas sensações. Durante esses meses tão especiais, manter a saúde em dia pode se tornar um desafio, mas é aí que a atividade física entra como forte aliada. Segundo o Ministério da Saúde, as grávidas devem realizar pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana para garantir uma gestação saudável. Você já parou para considerar os benefícios disso?
A coordenadora de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Ana Paula Alves, destaca como as atividades físicas podem diminuir os enjoos e o inchaço, além de aumentar a disposição. Essa prática é fundamental para evitar doenças graves como diabetes gestacional e hipertensão. Interessante, não? Vamos entender mais sobre essa questão!
Quais são os melhores exercícios para praticar durante a gravidez?
Ana Paula Alves aconselha que as atividades sejam de baixo impacto e sempre acompanhadas por um profissional. Entre as modalidades indicadas, estão a caminhada, o uso de bicicleta ergométrica e natação. Para o fortalecimento muscular, pilates, yoga, hidroginástica e musculação leve podem ser boas opções. Evite atividades que gerem grande impacto, como corridas e esportes de contato.
A fortalecimento do assoalho pélvico é também essencial. Esse exercício ajuda na preparação para o parto e reduz o risco de incontinência urinária, tanto antes quanto depois do nascimento do bebê.
Por que a atividade física é tão benéfica durante a gravidez?
Agora que já falamos sobre os exercícios, que tal conferir os principais benefícios que eles proporcionam durante a gestação?
- Melhoria da respiração;
- Redução do estresse e da tensão;
- Controle do índice glicêmico;
- Prevenção da obesidade gestacional;
- Melhora da qualidade do sono;
- Aumento da saúde mental;
- Redução da ansiedade;
- Menor probabilidade de depressão pós-parto.
Optar pela prática de exercícios físicos durante a gestação pode ser uma decisão que trará inúmeros benefícios para você e o bebê! O acompanhamento de um profissional de saúde é essencial para garantir que cada movimento seja seguro e efetivo.
Por Deiwerson Damasceno dos Santos
Redação EdiCase