23° 20° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Saúde

Terapia ocupacional: 7 benefícios para a saúde e o bem-estar

Você sabia que a terapia ocupacional tem desempenhado um papel cada vez mais importante na saúde pública do Brasil? Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas em 2022, um dos principais centros hospitalares públicos registrou mais de 12 mil ate

Redação EdiCase Redação EdiCase

23/01/2026

Redação EdiCase
Redação EdiCase

23/01/2026

Você sabia que a terapia ocupacional tem desempenhado um papel cada vez mais importante na saúde pública do Brasil? Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas em 2022, um dos principais centros hospitalares públicos registrou mais de 12 mil atendimentos em serviços de reabilitação integrados, nos quais a terapia ocupacional se destaca. Esse aumento reforça sua importância na recuperação funcional de pacientes, tanto internados quanto ambulatoriais.

Mas, mesmo com estrutura limitada, a demanda por terapia ocupacional vem crescendo, tanto no SUS quanto na saúde suplementar. Esse fenômeno se deve a uma maior conscientização sobre os efeitos positivos que essa prática pode ter na qualidade de vida dos pacientes. Segundo o Dr. João Grangeiro, da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, a terapia ocupacional é crucial para devolver autonomia e funcionalidade, ajudando na recuperação da dignidade das pessoas. Mas quais são, de fato, os benefícios dessa prática tão especial? Vamos explorar alguns deles em detalhes.

Como a terapia ocupacional promove autonomia e independência?

A terapia ocupacional auxilia você a retomar atividades essenciais do dia a dia, como se alimentar, se vestir, realizar tarefas domésticas e até mesmo trabalhar. Esse suporte fortalece sua capacidade de tomar decisões e ser mais independente.

Qual o impacto da terapia ocupacional na coordenação motora?

Esta prática estimula tanto movimentos finos quanto amplos, fundamentais para que você desempenhe suas ocupações de maneira eficiente, seja no contexto pessoal, doméstico, escolar ou profissional.

Pode a terapia ocupacional melhorar sua rotina e organização?

Sim, ela trabalha funções cognitivas como memória e atenção, além do planejamento e organização, criando uma rotina mais estruturada, especialmente valiosa em casos de desafios neurológicos e durante o envelhecimento.

Terapia ocupacional: 7 benefícios para a saúde e o bem-estar
A terapia ocupacional propõe mudanças na rotina que favorecem a autonomia e a segurança (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

A adaptação de ambientes realmente ajuda na independência?

Com certeza! A terapia ocupacional avalia e traz mudanças no ambiente, seja em casa, na escola ou no trabalho, garantindo mais segurança e continuidade nas suas atividades diárias com menor risco.

Quais os benefícios para a participação social e reinserção profissional?

A terapia ocupacional promove o seu pertencimento e a participação ativa em contextos sociais, familiares, escolares e no mercado de trabalho, respeitando suas capacidades e interesses.

Como a autoestima é fortalecida pela terapia ocupacional?

Retomar ocupações significativas ajuda a reforçar sua confiança, bem-estar emocional e o senso de utilidade social, contribuindo para uma percepção de maior pertencimento e autoestima.

A terapia ocupacional pode melhorar sua qualidade de vida a longo prazo?

O objetivo é garantir que você leve uma vida mais ativa, funcional e independente, com mais autonomia, participação e um equilíbrio saudável entre sua rotina, saúde e ocupações.

Por Júlia Vianna

Tags