27° 25° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Saúde

Longevidade saudável: 7 pilares para envelhecer com qualidade de vida

No ritmo acelerado do envelhecimento da população brasileira, que deve alcançar 75,3 milhões de idosos até 2070, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surge uma questão crítica: como garantir uma longevidade saudável? Não se tr

Redação EdiCase Redação EdiCase

03/02/2026

Redação EdiCase
Redação EdiCase

03/02/2026

No ritmo acelerado do envelhecimento da população brasileira, que deve alcançar 75,3 milhões de idosos até 2070, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surge uma questão crítica: como garantir uma longevidade saudável? Não se trata apenas de estender a vida, mas de viver com independência, saúde e propósito.

Para entender os aspectos fundamentais dessa jornada, o especialista em geriatria, Marcos Cabrera, formado pela Universidade de São Paulo, traz um olhar atento sobre como os brasileiros podem envelhecer ativamente. Ele destaca fatores essenciais para você que busca fazer a diferença nesse processo. Vamos dar uma olhada?

Por que viver mais só faz sentido com qualidade de vida?

Viver mais pode parecer um objetivo em si, mas e se não houver qualidade de vida? O conceito de envelhecimento ativo defendido por especialistas como Cabrera vai além. Implica garantir saúde física, mental, funcional e social. Ele lembra: "Viver mais só faz sentido quando há autonomia e bem-estar".

Como o estilo de vida influencia seu envelhecimento?

Você sabia que seus hábitos diários podem ser determinantes na sua qualidade de vida na terceira idade? Grande parte das doenças, como hipertensão, diabetes e até mesmo declínios cognitivos, pode ser evitada ou adiada por meio de uma alimentação equilibrada, atividade física, sono reparador e controle do estresse. Que tal começar hoje?

Qual o papel da prevenção na perda funcional ao longo dos anos?

Para manter a independência na velhice, a chave é a prevenção desde jovem. Esse é o ponto principal ao considerar manter limitações físicas e cognitivas à distância. Um estilo de vida saudável pode transformar seu processo de envelhecimento em algo mais ativo e independente. Explore mais sobre como a fisioterapia pode ajudar nesse caminho.

Por que o convívio social é crucial para o envelhecimento saudável?

Solidão não combina com saúde na velhice. A falta de vínculos sociais está associada a riscos aumentados de depressão e deterioração cognitiva. "Manter vínculos sociais é tão importante quanto controlar a pressão arterial", alerta o geriatra. Invista em suas relações e em atividades comunitárias. Afinal, a interação social pode ser tão potente quanto qualquer medicamento.

Longevidade saudável: 7 pilares para envelhecer com qualidade de vida
Ambientes acolhedores, suporte psicológico e políticas inclusivas são fundamentais para uma velhice mais saudável (Imagem: fizkes | Shutterstock).

Como manter a saúde mental sob atenção constante?

Enfrentar mudanças na terceira idade, como a aposentadoria ou o luto, pode afetar profundamente o equilíbrio emocional. A solução? Investir em ambientes acolhedores e buscar suporte psicológico, além de aproveitar políticas inclusivas para garantir uma qualidade de vida mais estável.

E se as cidades e políticas públicas fizessem a diferença?

O ambiente onde você vive também conta (e muito) para sua longevidade saudável. Cidades com transporte acessível, espaços seguros, moradias adaptadas e oportunidades constantes de aprendizado são fundamentais para promover sua autonomia e participação ativa na sociedade.

Como a avaliação médica integral pode oferecer um cuidado personalizado?

A medicina geriátrica olha além das doenças: trata pessoas. Essa visão ampla permite criar estratégias de cuidado personalizadas, atendendo às necessidades reais de cada um. "É uma conquista coletiva envelhecer, mas fazê-lo com saúde é uma escolha individual", reflete Cabrera. Portanto, investir em saúde preventiva, educação e inclusão social hoje é a trajetória mais sábia para um futuro mais saudável.

Por Sarah Monteiro

Tags