30° 26° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Saúde

Dia do dermatologista: 10 motivos para ir com mais frequência ao especialista

O Dia do Dermatologista, comemorado em 5 de fevereiro, destaca a importância de manter a saúde da pele, cabelos e unhas em dia, sempre com suporte especializado. Curiosamente, mesmo sendo a nossa principal proteção contra o ambiente lá fora, a pele muitas

Redação EdiCase Redação EdiCase

05/02/2026

Redação EdiCase
Redação EdiCase

05/02/2026

O Dia do Dermatologista, comemorado em 5 de fevereiro, destaca a importância de manter a saúde da pele, cabelos e unhas em dia, sempre com suporte especializado. Curiosamente, mesmo sendo a nossa principal proteção contra o ambiente lá fora, a pele muitas vezes é negligenciada no país. Quantas vezes você só pensou em procurar um médico quando algum incômodo já estava aparente?

Uma pesquisa realizada pela L’Oréal junto com a Sociedade Brasileira de Dermatologia traz um dado alarmante: mais da metade dos brasileiros jamais teve uma consulta com um dermatologista. Esse fato é um alerta para a importância da prevenção, diagnósticos precoces e um cuidado constante com a nossa saúde dermatológica.

Por que o dermatologista não é só estética?

Existe um mito comum: muitos acreditam que dermatologistas cuidam apenas de estética. Na verdade, eles estão na linha de frente na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças que podem afetar seriamente sua saúde. São mais de três mil condições que podem ser identificadas na pele, nos cabelos e nas unhas, incluindo sinais que podem indicar doenças sistêmicas graves, segundo a Dra. Lorena Mesquita, professora da pós-graduação em Dermatologia da Afya Ribeirão Preto.

O que acontece se ignorar problemas de pele?

Parece inofensivo lidar com acne, manchas ou uma queda de cabelo por conta própria, mas pode ser perigoso. Ignorar ou tratar inadequadamente esses sintomas pode favorecer complicações. A Dra. Lorena é enfática: "A pele está sempre nos dando sinais, ignorá-los pode mascarar condições como câncer de pele."

Dia do dermatologista: 10 motivos para ir com mais frequência ao especialista
Mudanças na pele devem ser avaliadas por um dermatologista (Imagem: SeventyFour | Shutterstock).

Automedicar-se: qual o perigo real?

Recorrer a receitas caseiras e medicamentos sem orientação pode dar um alívio imediato, mas está longe de ser a solução ideal. Pode retardar diagnósticos críticos: pense em cicatrizes de acne que poderiam ser evitadas, manchas relacionadas a alterações hormonais ou a queda de cabelo que pode indicar problemas internos. Como explica a dermatologista, "Os sinais da pele são espelhos da saúde do organismo." Procure um especialista sempre que notar vermelhidões persistentes, mudanças em pintas ou coceiras crônicas.

Quando buscar um dermatologista?

A consulta regular com um dermatologista pode ser mais importante do que você imagina. Eis alguns motivos:

  • Novas manchas ou alterações em pintas;
  • Acne que não melhora com cuidados regulares;
  • Queda de cabelo intensa e repentina;
  • Coceiras, vermelhidão ou descamação frequentes;
  • Alterações nas unhas, como manchas ou enfraquecimento;
  • Histórico familiar de câncer de pele ou exposição solar excessiva;
  • Avaliação preventiva anual é sempre bem-vinda;
  • Feridas que não cicatrizam ou lesões que sangram facilmente;
  • Mudanças inexplicáveis na textura da pele.

Quanto antes você busca uma avaliação especializada, melhor. Diagnósticos precoces não apenas preservam a sua pele, mas podem salvar vidas.

Por Beatriz Felicio

Tags