28° 26° | Rio de Janeiro - RJ

Dólar |

Euro |

Peso | 3.20


lupa
lupa
lupa
Saúde

5 leguminosas que contribuem para uma alimentação equilibrada

Você sabia que incluir leguminosas na sua alimentação é uma dica valiosa para promover a saúde e variar o cardápio sem esforço? Esta prática é tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial das Leguminosas, celebrado em 1

Redação EdiCase Redação EdiCase

10/02/2026

Redação EdiCase
Redação EdiCase

10/02/2026

Você sabia que incluir leguminosas na sua alimentação é uma dica valiosa para promover a saúde e variar o cardápio sem esforço? Esta prática é tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial das Leguminosas, celebrado em 10 de fevereiro, justamente para lembrar a importância de diversificar o consumo desses alimentos em todas as etapas da vida. Mas, afinal, por que tanto alarde em torno das leguminosas?

Esses alimentos não são apenas nutritivos; eles são repletos de proteínas vegetais, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio e zinco. Juntos, esses nutrientes ajudam no bom funcionamento do metabolismo, da saúde intestinal e até mesmo cardiovascular. O Dr. Danilo Almeida, renomado médico especialista em nutrologia e fundador da Clínica Versio, afirma que “variar o consumo de leguminosas é uma estratégia simples e eficiente para enriquecer a alimentação”.

Por que as leguminosas são essenciais para a sua saúde?

Feijão pode ser o mais conhecido, mas esse grupo vai muito além. Cada tipo de leguminosa oferece uma combinação única de nutrientes que pode auxiliar na sua saúde de várias maneiras. Vamos conhecer algumas opções indicadas pelos especialistas para um cardápio mais colorido e funcional:

1. Como a lentilha pode melhorar sua dieta?

A lentilha é uma poderosa aliada na saúde muscular e na prevenção de anemia, graças à sua riqueza em proteínas vegetais e ferro. O Dr. Danilo afirma que ela é uma excelente alternativa ao feijão, especialmente para quem prefere fontes vegetais de proteína com boa digestibilidade.

2. Você conhece os benefícios do grão-de-bico?

Riquíssimo em fibras e carboidratos complexos, o grão-de-bico ajuda a controlar a glicemia e promover uma sensação duradoura de saciedade. Segundo o especialista, ele é um grande aliado tanto para o controle do peso quanto para a saúde intestinal. Saiba mais sobre os benefícios do grão-de-bico para a saúde.

5 leguminosas que contribuem para uma alimentação equilibrada
A ervilha contém vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo energético (Imagem: MaKo-studio | Shutterstock).

3. Quais são os benefícios da ervilha para o metabolismo?

A ervilha fornece energia de forma gradual e é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo energético. A ervilha também previne a prisão de ventre, regula o açúcar no sangue e até mesmo beneficia a saúde dos olhos.

4. Já experimentou os benefícios da soja?

Com alto teor proteico e isoflavonas que beneficiam a saúde hormonal, a soja é uma queridinha em várias fases da vida. Pode proteger o coração, diminuir o risco de câncer, beneficiar a saúde dos ossos e da pele, e alivia sintomas da menopausa, de acordo com o Dr. Almeida.

5. Por que você deve incluir a fava na alimentação?

Rica em fibras e antioxidantes, a fava contribui para a saúde intestinal e reduz processos inflamatórios. Suas fibras solúveis ajudam no controle do colesterol, favorecendo a saúde cardiovascular.

Como a diversificação das leguminosas pode beneficiar sua saúde em todas as fases da vida?

Diversificar a ingestão de leguminosas não só tornará sua alimentação mais prazerosa e sustentável, mas também trará outros benefícios. O Dr. Danilo ressalta que “cada leguminosa possui um perfil único, com combinações distintas de vitaminas, minerais e compostos bioativos”. Alternar entre elas durante a semana amplia o aporte de micronutrientes, evita deficiências e equilibra o organismo.

A variedade impacta diretamente na saúde intestinal e no metabolismo. “As fibras alimentam a microbiota intestinal e têm efeito sobre digestão, imunidade, controle de apetite e metabolismo”, explica o especialista.

Esses benefícios não se limitam a um único estágio da vida. Na infância, auxiliam no crescimento adequado; na vida adulta, ajudam no controle metabólico; e na terceira idade, mantêm a saúde muscular, intestinal e cardiovascular. Dr. Almeida conclui dizendo que a inclusão diversificada dessas leguminosas pode ser uma prática simples, mas poderosa para garantir uma vida mais saudável em todas as idades.

Por Paula de Paula

Tags