No comando da seleção masculina de futebol, Carlo Ancelotti realizou mais uma alteração importante na lista de convocados para os amistosos contra Japão e Coreia do Sul. Nesta segunda troca, o treinador decidiu chamar o goleiro John, do Nottingham Forest, da Inglaterra, em substituição ao Ederson, do Fenerbahçe, da Turquia, que se machucou durante um treino no último sábado.
A chamada de John, de 29 anos, é histórica para o jogador, pois marca sua primeira convocação para a seleção principal. O goleiro chegou ao futebol inglês vindo do Botafogo no final de agosto, após uma carreira que o viu atuar em clubes como Santos, Portuguesa Santista, Internacional e Valladolid, da Espanha. Durante sua passagem pelo Botafogo, John foi fundamental nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2024.
John: como ele foi parar na seleção?
Você pode estar se perguntando como John conseguiu essa grande oportunidade. Em 2013, ele fez parte da seleção brasileira sub-17 no Campeonato Sul-Americano, dividindo os holofotes com talentos como Léo Pereira, Arthur e Thiago Maia. No entanto, até agora, ele teve tempo limitado dentro do campo na Inglaterra, participando de apenas um jogo contra o Swansea City pela Copa da Liga Inglesa. Mas, sua habilidade é inegável e Carlo Ancelotti parece ter enxergado potencial no arqueiro.
Quem são as outras opções de Ancelotti?
Além de John, o treinador tem à sua disposição Hugo Souza, do Corinthians, e Bento, do Al Nassr, da Arábia Saudita. Bento, inclusive, foi o primeiro a se apresentar a Ancelotti em Seul, onde a delegação está concentrada para o amistoso contra a Coreia do Sul, que ocorre na sexta-feira, dia 10 de outubro, às 8h, no Sangam Stadium. Logo depois, a equipe enfrentará o Japão no dia 14 de outubro, às 7h30, no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.
Quais outras substituições foram feitas?
O setor defensivo também passou por mudanças. O lateral Vitinho, do Botafogo, foi convocado para substituir Vanderson, do Mônaco, que sofreu uma lesão muscular durante uma partida da Liga dos Campeões contra o Manchester City. Essas alterações são focadas em garantir que a seleção enfrente Japão e Coreia do Sul com a máxima capacidade.
O que passou com o sub-20?
Paralelamente aos acontecimentos da seleção principal, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a saída do técnico Ramon Menezes da seleção masculina sub-20. A decisão veio após a eliminação do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria no Chile, com um desempenho sem vitórias. “O torcedor também fica triste e chateado, mas, às vezes, ele também não entende as dificuldades que passamos”, lamentou Ramon após a eliminação, destacando os desafios enfrentados pela equipe.
Com informações da Agência Brasil